O Sistema de Gestão da Qualidade está totalmente implantado na Companhia desde 1999 e foi a base para a implantação dos sistemas que atendem às outras normas de gestão que a ENESA atualmente possui (ISO 14001 - Meio Ambiente, OHSAS 18001 - Segurança e NBR 16001 - Responsabilidade Social). A partir dessa base sólida, a ENESA pôde não somente certificar-se em outras normas, como criar o seu Sistema de Gestão Integrado (SGI), que foi expandido para prover à ENESA uma plataforma para a melhoria contínua de todos os seus processos e ir além do atendimento aos requisitos das normas certificadoras.

A gestão da qualidade alinha o conhecimento e os recursos organizacionais para obtenção da redução, eliminação e, acima de tudo, prevenção de deficiências, tendo como foco principal a melhoria contínua e a satisfação do cliente.

A gestão da qualidade tem uma função muito importante dentro da Companhia. Desde a elaboração e implantação dos Procedimentos e Instruções de Trabalho, dando apoio aos funcionários em todas nossas obras, até o atendimento aos requisitos dos clientes, através das conformidades dos serviços, prevenção e identificação das não conformidades, treinamento e capacitação dos funcionários, controle de documentos e registros e realização de auditorias para a manutenção e aperfeiçoamento do Sistema, buscando sempre a melhoria contínua.