As atividades desenvolvidas estão sujeitas a padrões e normas de proteção ambiental. A ação ou omissão dos funcionários, prepostos ou contratados que ocasione danos ao meio ambiente ou viole normas de proteção ambiental poderá sujeitar a penalidades nas esferas cível, administrativa e criminal.

As licenças ambientais referentes aos projetos nos quais a ENESA atua são, normalmente, obtidas diretamente por e em nome de seus clientes, que contratam os serviços da Companhia. No entanto, em alguns casos, especialmente no caso de alojamentos localizados fora do site dos projetos, a ENESA possui licenças ambientais acessórias, que viabilizam a prestação de serviços, tais como licenças para alojamento, operação de tratamento de esgoto e outras.

Apesar de as licenças ambientais serem obtidas, em regra, pelos titulares dos empreendimentos, tendo em vista o conceito amplo de poluidor estabelecido pela legislação, segundo o qual poderá ser solidariamente responsabilizado todo aquele que de qualquer modo, direta ou indiretamente, concorrer para a ocorrência de danos ao meio ambiente.

A realização de obras licenciadas em nome dos clientes não exclui a possibilidade da ENESA ser responsabilizada por danos causados em decorrência da prestação de serviços.

Diante de suas responsabilidades ambientais, a ENESA possui a certificação ISO 14001 para a atividade de montagem eletromecânica e manutenção industrial na unidade da Usiminas em Cubatão e para a atividade de locação de equipamentos em Arujá, São Paulo, que estabelece um sistema de gestão ambiental com o objetivo de identificar e controlar eventuais impactos ambientais provocados por suas atividades, melhorar, continuamente, a performance ambiental e criar mecanismos de solução de questões ambientais. Adicionalmente, a ENESA executa projetos com responsabilidade, compromisso e sustentabilidade sócio ambiental.