Projeto Prático – Tubarão

A modernização do complexo de Tubarão tem como objetivo atingir metas do Plano Diretor Ambiental da empresa, visando redução de emissão de materiais particulados na área da pelotização.

A pelotização é o processo de transformação de finos minérios de ferro em pelotas esféricas por aglomeração e endurecimento. Esses pellets são então utilizados como alimentação para um alto-forno ou sistemas de redução direta para produzir ferro.

As Usinas 1 e 2 dessa área serão reativadas e modificadas para produzir o “briquete verde”, um minério menos poluente que poderá reduzir em até 10% as emissões de CO2 de clientes siderúrgicos.

O “briquete verde” é formado por minério de ferro e uma solução tecnológica de aglomerantes, que inclui em sua composição areia proveniente do tratamento de rejeitos de mineração. Ele é capaz de resistir à temperatura elevada do alto-forno sem se desintegrar. A redução de GEE ocorre porque o produto permite ao siderurgista reduzir a dependência de sinterização, processo anterior à produção do aço no qual há a aglomeração do fino minério de ferro.

A capacidade inicial de produção é de aproximadamente 7 milhões de toneladas por ano. A estimativa é de que, no longo prazo, a companhia tenha capacidade para produzir acima de 50 milhões de toneladas por ano de “briquete verde”, o que levaria a um potencial de redução de emissão superior a 6 milhões de toneladas de carbono equivalente por ano (MtCo2e/ano) com uso da tecnologia.

A ENESA foi vencedora do processo de concorrência e escolhida para o desafio de entregar os serviços relativos à montagem e desmontagem eletromecânica, manutenção de equipamentos existentes e também em seu escopo oferece o suporte às fases de pré-comissionamento, comissionamento e testes de performance de todos os equipamentos, que compõem as unidades industriais e de apoio do site do Projeto Prático Tubarão – Usina 1 e 2.

As Usinas estão localizadas em Vitória no Espirito Santo, a obra terá duração de 21 meses e contará com aproximadamente 500 colaboradores, no pico da obra.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao utilizar esse site, você automaticamente concorda com o uso de cookies. Para mais informações por favor acesse nosso Termo de uso e Privacidade.