NCG

O sistema de tratamento de gases não condensáveis (NCG) é utilizado para controlar e minimizar os odores emergentes dos processos de recuperação química da planta de gaseificação de biomassa.

Em plantas de celulose que utilizam o processo kraft, são gerados alguns compostos odorosos, tóxicos e explosivos, chamados de gases não condensáveis (GNC), que precisam ser coletados e eliminados para atender as exigências ambientais e sociais.

Dentro de uma fábrica existem diversas emissões de GNC. Algumas fontes emitem uma pequena quantidade (volume), porém, altamente concentrada (GNCC – Gases não condensáveis concentrados), enquanto que outras emitem uma grande quantidade, porém, com uma concentração baixa (GNCD – Gases não condensáveis diluídos).

Devido aos limites superior e inferior de explosividade destes gases, a coleta deve ser feita de modo a evitar que a concentração esteja entre estes limites. Se a concentração for acima do limite superior de explosividade, os gases podem ser tratados como GNCC.

Um aspecto muito importante referente ao sistema de tratamento, sua segurança e performance, é de que, tipicamente, os compostos reduzidos de enxofre (TRS), para serem removidos a níveis de eficiência acima de 99%, devem, necessariamente, ser submetidos a uma oxidação térmica. A oxidação térmica é um processo que requer um consumo de oxigênio a uma dada temperatura, sendo possível garantir que a concentração de TRS dos gases, após a oxidação térmica, seja inferior a 10 ppm.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao utilizar esse site, você automaticamente concorda com o uso de cookies. Para mais informações por favor acesse nosso Termo de uso e Privacidade.