Sustentabilidade

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

O nosso Relatório de Sustentabilidade incorpora informações relevantes ao público de relacionamento da empresa e objetiva dar visibilidade às políticas, valores, práticas, código e estruturas dos sistemas de gestão adotados em sua operação, reforçando assim o compromisso com a Responsabilidade Social. A cada dois anos é emitido um novo relatório com a análise global dos indicadores de desempenho em busca do desenvolvimento sustentável.

 

VISÃO

Acreditamos que Sustentabilidade é criação contínua de valor, que privilegia o equilíbrio entre as esferas econômica,social e ambiental.

Na ENESA, a prestação de serviços de extrema qualidade só é possível se acompanhada de uma atuação ambiental responsável das atividades, uma vez que o meio ambiente é o fornecedor dos recursos por nós utilizados e palco das nossas atuações. Sendo assim, para que mantenhamos o padrão de qualidade dos nossos serviços e o prosseguimento das atividades do nosso setor, é fundamental que busquemos a preservação do meio ambiente. Em razão disso, antes do início das atividades, são identificados os aspectos ambientais afetados, bem como os impactos ambientais significativos relacionados.

COMPROMISSOS

Priorizamos os nossos processos de governança corporativa, indispensáveis para orientar a estratégia e a direção da companhia de acordo com sua Visão, Missão e Valores.

A ENESA estabeleceu dentro da sua estrutura de governança corporativa o departamento específico para os assuntos relacionados à Qualidade, Saúde, Meio Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social – Departamento de SGI. Sua responsabilidade é de aplicar e implementar todos os requisitos estabelecidos nas normas nacionais e internacionais de sistemas de gestão e legislações aplicáveis, bem como conceber seus próprios sistemas de gestão internos, buscando promover a melhoria contínua deles e consequentemente, a melhoria contínua dos desempenhos social e ambiental da empresa.

POLÍTICAS E OBJETIVOS

A ENESA estabeleceu o Sistema de Gestão Integrado (SGI) a fim de garantir a estrutura apropriada para atingir seus objetivos de Qualidade, Segurança e Saúde no Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

Para cumprir com nossa linha estratégica, atender aos requisitos legais e às demandas de nossas partes interessadas, bem como para promover a sustentabilidade nas atividades, nós contamos com um Sistema de Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social (nomeado de SGI), dotado de políticas e objetivos a serem cumpridos. Em 2017, fizemos uma nova revisão na Política do SGI com o intuito de integrar os feedbacks recebidos nos últimos anos e consolidar mudanças.

STAKEHOLDERS

Na ENESA entendemos como parte interessada todo o indivíduo ou grupo que tem interesse em quaisquer decisões ou atividades definidas ou realizadas por ela e reconhece como partes interessadas os colaboradores internos, clientes, fornecedores, prestadores de serviços, a comunidade, sindicatos e acionistas.

Desenvolvemos uma sistemática de mapear os interesses das nossas partes interessadas que possam ser afetados por nossas decisões e estabelecer um plano para promover maior engajamento na gestão da Responsabilidade Social, para que nossas práticas alcancem o máximo potencial de abrangência e efeito. Assim, a ENESA se empenha em difundi-las entre as suas partes interessadas, buscando o engajamento destas, através de parcerias e participações. Dessa forma as práticas têm resultados melhores e a ENESA tem a oportunidade de demonstrar sua preocupação e seu compromisso ético com relação à promoção da cidadania, fomento do desenvolvimento sustentável e transparência de suas atividades.

INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS

Na ENESA entendemos como parte interessada todo o indivíduo ou grupo que tem interesse em quaisquer decisões ou atividades definidas ou realizadas por ela e reconhece como partes interessadas os colaboradores internos, clientes, fornecedores, prestadores de serviços, a comunidade, sindicatos e acionistas.

A ENESA organiza e promove campanhas sociais, em conjunto com a comunidade local das obras, para gerar maior integração e incentivar e promover ações de cunho social, assim propiciando benefícios que contribuam para o desenvolvimento social e eventualmente econômico da comunidade.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Sendo signatária do Pacto Global a ENESA baseia a estruturação de suas ações de sustentabilidade nas diretrizes propostas pelo Pacto Global e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, disponíveis para consulta no material “SGD Compass”.

Definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), os 17 Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável visam promover a prosperidade comum e o bem-estar de todos até 2030. Cada ODS prioriza uma questão como mudanças climáticas, educação de qualidade, erradicação da pobreza entre outros.
Diante disso, buscou-se conscientizar e instruir os colaboradores da ENESA acerca das ODS, através de um treinamento Online, dividido em duas etapas e com questionários de avaliação em cada uma delas.
Com base na Matriz de Materialidade, foram levantados os ODS que mais se relacionam com nossos aspectos e impactos e que, portanto, devem ser priorizados, são eles:

 
 

 

CONHEÇA NA ÍNTEGRA NOSSOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE:

Relatório de Sustentabilidade – 2020
Relatório de Sustentabilidade – 2019
Relatório de Sustentabilidade – 2018

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao utilizar esse site, você automaticamente concorda com o uso de cookies. Para mais informações por favor acesse nosso Termo de uso e Privacidade.